segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Coursera.org


Num mundo em que um canudo vale uma oportunidade na lista infinita de currículos sobre uma secretária, a Coursera (plataforma de cursos online gratuitos) vem provar que o ensino das escolas está em nossa casa, nos nossos computadores, à nossa espera nos nossos routers.
Se há ainda quem não acredita que o ensino nas escolas, como hoje conhecemos, vai ser revolucionado pelas novas tecnologias, aqui está o primeiro passo e Portugal já está envolvido!
Até agora, a maior parte dos cursos online que podíamos encontrar eram geralmente pagos ou, caso contrário, pouco credíveis. A Coursera junta vários professores de várias universidades por todo o mundo e desenvolve cursos, maioritariamente com recurso a vídeos, que disponibliza para todos. Cursos interessantes, de diversas áreas, em diversas línguas, lecionados por professores das melhores universidades. Os cursos online não é nada de novo para nós, aliás, já são muitas as plataformas que permitem obter uma licenciatura recorrendo a aulas pela internet. O que nos é apresentado agora é um ensino gratuito e especializado.
Isto não é uma publicidade a esta nova plataforma, serve apenas como exemplo do que o futuro nos reserva. Há que ter em atenção que estamos a falar de cursos de especialização, sem pré­requisitos, sem a exigência de uma certificação de nível secundário, licenciatura ou qualquer outro nível de ensino. Qualquer um é livre de aprender o que bem entender. Esta nova forma de aprender pode levar­nos a refletir sobre a fonte de saber que deixamos em casa para irmos para as escolas, muitas vezes para ouvir professores que há mais de 10 anos não atualizam a sua base de dados. A internet é a nossa melhor fonte de informação. Agora que já compreendemos isso, vamos começar a aceitar e implementar.

Ana Luisa Santos
Web Designer na H2.3

Sem comentários:

Enviar um comentário