quinta-feira, 16 de janeiro de 2014


Marketeers 
Os termos que se usam hoje são novos, as tácticas não


O que temos tentado fazer há séculos em marketing é encontrar o caminho certo para o cliente final. Certificar que a nossa "marca" está visível e é reconhecida.  O objectivo tem sido sempre o mesmo. A maioria das táticas usadas também foram sempre bastante semelhantes. No entanto, os termos que usamos para descrevê-las tendem a ser diferentes. Aqui estão algumas táticas que parecem 'novas', mas realmente só o nome é novo.



“Link bait” agora é “Content Marketing”

O marketing de conteúdo é qualquer formato de marketing que envolve a criação e partilha de meios de comunicação e publicidade de conteúdo, tendo em vista a angariação de clientes. Essa informação pode ser apresentada em vários formatos, incluindo noticias, videos, e-books, infógráficos, artigos, fotos, etc.


“Linkerati” agora é “Influentials”

Influentials em marketing são aquelas pessoas que dentro de um determinado campo ou indústria acreditamos que são importantes para divulgar a nossa mensagem. Eles influenciam seus pares em qualquer compra de nossos produtos ou, pelo menos, falam sobre isso. Um exemplo de influenciadores pode ser ... blogueiros

“Keyword analysis” agora é  “Finding user intent”

Uma das primeiras lições de SEO é que você não deve escrever o conteúdo do seu próprio ponto de vista, mas do ponto de vista de quem pesquisa. O que as pessoas estão procurando quando vão para um motor de busca? E o que é que eles querem descobrir?
Com base nesse conhecimento, tentamos criar a nossa mensagem (conteúdo) de forma a agradar a quem pesquisa


“Sponsored Content” agora é “Native Advertising”

Era um termo muito usado há alguns anos atrás, "Segmentação comportamental",  segmentação de pessoas com base em seu comportamento. O comportamento das pessoas é medido e analisado com base no conteúdo específico que é pesquisado e mostrado.

"O marketing personalizado" é conhecido como "Um site pode acompanhar os interesses de um cliente e fazer sugestões para o futuro" (Wikipedia).

"On-Demand Marketing" é conhecido como "Tecnologias emergentes estão prontos para personalizar a experiência do consumidor radicalmente-in em tempo real e em quase toda parte." (McKinsey)

O termo " Native Advertising ", surge este ano  como se fosse algo completamente novo. O conteúdo patrocinado aparecendo em nosso Facebook  por exemplo.

Resumindo e baralhando, quando se olha para os termos que usamos e os termos descritos acima (há muitos mais), você pode concluir que sim, em geral o marketing mudou, mas alguns aspectos ainda são os mesmos. Apenas chamamos de forma diferente. Claro que a maioria das coisas mudam e para todos os termos acima, você pode "explicar" como na verdade eles são diferentes. Mas a essência é a mesma.