quarta-feira, 15 de maio de 2013




Porquê estudar Marketing?





Marketing é a peça que falta ao sucesso



Com a atual situação económica, cada vez mais se põem em causa questões como “tirar ou não tirar um curso superior?” e “qual o melhor curso a tirar, para garantir empregabilidade no futuro?”.

De entre todos os cursos existentes, Marketing nem sempre é visto como um curso com grande saída profissional e chega algumas vezes a ser considerado como um curso banal por ser associado a pensamentos e experiências negativas. Por vezes, quando se fala em marketing, a primeira coisa que algumas pessoas pensam é em “alguém a impingir vendas” e “aqueles telefonemas de telemarketing incómodos” de quem só nos quer “enganar”- o que faz com que o marketing seja visto como “a arte de enganar o cliente”.

Mas será que o marketing é assim tão banal como se pensa? Para quem não conhece a essência do marketing, esta pode ser uma das formas de o ver. Mas para quem o estuda, sabe que marketing é muito mais que um ato de venda: marketing é a ciência que estuda a melhor forma de responder às necessidades do cliente, criando valor e satisfação, desenvolvendo relacionamentos de interesse mútuo para ambas as partes.

Com a atual conjuntura económica mundial, as empresas deixam de investir em marketing como forma de cortar ou diminuir despesas. Mas nem sempre esta é a opção mais inteligente, pois sem marketing, conseguir evolução, progresso ou sucesso numa empresa torna-se mais difícil. O marketing ajuda o desenvolvimento e o crescimento das empresas e por esta razão se torna, agora mais que nunca, uma área em que nos deveríamos focar. 

Atender às necessidades do cliente e saber como satisfazê-lo são as principais chaves do sucesso de qualquer empresa. Podemos até ter um ótimo produto, mas se não soubermos como “chegar” ao nosso cliente, esse ótimo produto irá certamente fracassar.

Então porquê estudar marketing? Estudar marketing é importante para inovarmos, para nos diferenciarmos e tornarmos o mercado mais apelativo. É também importante para nós como pessoa, na forma em que desenvolvemos uma visão mais criativa das coisas no nosso dia-a-dia. A criatividade é importante na nossa vida profissional e pessoal pois devemos ser criativos até na comunicação interpessoal.





O marketing e a criatividade revolucionam o nosso pensamento e ajudam-nos a pensar “out of the box”, fora da maneira de pensar habitual. O marketing ajuda-nos a ter um pensamento lateral, isto é, a examinar problemas sob perspetivas diferentes e gerar soluções originais e inovadoras, quebrando barreiras limitadoras. É admitir desde o início que tudo é possível e tudo tem uma forma de ser feito: só temos de pensar como!

Estudar marketing é cada vez mais importante para nós como empresa e como pessoa, pois vivemos num mundo cada vez mais competitivo e precisamos desenvolver cada vez mais o nosso marketing profissional e pessoal para obtenção do sucesso.



Vânia Oliveira
Finalista do curso de Marketing do ISCAP