terça-feira, 21 de maio de 2013




Inbound Marketing ou Marketing Digital ?




Não interessa o que lhe chamamos, até porque estamos a falar da mesma coisa. 
Estamos a falar de uma estratégia de marketing. O nome que lhe atribuimos, não considero que seja importante.
O que de facto importa, é que esta estratégia de Marketing na Internet, é baseada na sinergia de SEO, Social Media, Marketing de Conteúdo e Analytics.
Isso significa que, SEO, SMM , marketing de conteúdo e Analytics não são sinónimo de Inbound Marketing, mas são essenciais para a sua existência. 
Inbound Marketing, como  disse, é o produto da acção combinada de todas estas quatro disciplinas. 
Mas só quando devidamente combinadas com uma estratégia e objectivos comuns, se pode esperar resultados positivos.
É justamente por causa desta falta de estratégia comum e uma sinergia real entre as diferentes disciplinas, que muitas vezes uma empresa não consegue obter os resultados esperados pelo seu   " marketing de entrada ". O resultado de uma estratégia de entrada combinada, é sempre maior do que a soma dos resultados positivos alcançados por SEO, Social Media, Marketing de Conteúdo e Analytics sozinhos. 
Existe também a necessidade de que nas empresas que se preocupam com este tipo de estratégia, persista um alinhamento por parte de todos os colaboradores, na informação e acção a desenvolver, " critério ", com vista a alavancar e potenciar o ROI destas estratégias.
João Maia
Marketeer na H2.3 - Web Marketing