sexta-feira, 12 de abril de 2013





Dez razões para não usar o Internet Explorer


Nos últimos anos o browser Internet Explorer tem dado muito que falar, principalmente entre programadores web. Penso que este browser será o próximo grande responsável pela calvície uma vez que a sua utilização só da vontade de arrancar cabelos.

Em baixo apresento (na ótica de programador web) dez razões para não o utilizar:

1 - Como este browser é dos mais utilizados, existem imensos "maus rapazes" a desenvolver exploits que põe em causa a sua segurança e normal funcionamento do mesmo.

2-  É sabido que o IE tem imensos bugs. Enquanto que outras distribuições como o Chrome e Firefox tentam resolve-las o mais atempadamente possível. Com o internet explorer, estas correcções demoram e demoram e demoram até estarem disponíveis, o que o mantém vulnerável durante muito mais tempo que o expectável .  

3-  Os sistemas operativos mais utilizados a nível global são: Windows XP, 7 e Mac OSx. A última versão estável disponível é o IE10 que só pode ser instalado em 1 dos sistemas mencionados (Windows 7 e recentemente no 8). Quanto aos utilizadores que usam versões anteriores...Têm que continuar vulneráveis e cheios de bugs no seu browser.

4 - Erros de compatibilidade: Caso possuam diversos browsers instalados poderão verificar que as páginas que abrem de uma forma no FireFox e Chrome abrem de outra forma completamente diferente no Internet Explorer. É que nem as cores escapam! De forma que, quando um programador desenvolve uma determinada aplicação web, tem que desenvolver código para os browsers em geral e código específico para o Internet Explorer. O que é incompreensível.

Os browsers adaptam-se às linguagens de programação e não o contrário.
Ex: Quando saiu a nova versão do HTML (o html5), todos os browsers se atualizaram para suportarem esta linguagem. Quem foi o último? Internet Explorer....

5 - Para quê gastar dinheiro quando pode utilizar software gratuito? 
Exemplos: Chrome, Firefox, Opera...

6 - Quando se possui um sistema operativo de 64 bits (Windows 7 64 bits) o windows traz duas versões do internet explorer: 32 e 64bits. Sinceramente ainda estou a perceber as diferenças entre ambos, e para que servem duas versões diferentes quando o software é exactamente igual?

7 - Ao utilizar o Internet Explorer pode estar a enviar a sua informação pessoal e confidencial para a Microsoft.

8 - Como o internet explorer encontra-se integrado nas distribuições de windows, remove-lo não é tarefa fácil.E o mais engraçado ainda é que se este crashar (encravar para os "tugas") é bem possível que encrave também o sistema operativo. O que sinceramente me dá uma vontade enorme de mandar o computador pela janela.

9 - Existe a possibilidade e explorar o seu disco enquanto navega na internet. hmmmm que interessante! Para que serve? Ainda estou à procura de resposta.

10 - O último mas igualmente importante, a rapidez! Todos os seus concorrentes são de longe mais rápidos que o IE. 

Portanto, se estão indecisos entre qual browser escolher para navegar na internet, deixo aqui o meu conselho: NÃO UTILIZEM O INTERNET EXPLORER!

Browsers populares:

- Chrome (o melhor)
- Firefox (muito bom)
- Opera
- Safari

João Mano - Web Developer na H2.3

Sem comentários:

Enviar um comentário