sexta-feira, 19 de abril de 2013



Na altura de comprar um dispositivo o que escolher? Tablet ou Laptop?




Hoje em dia existem tantos dispositivos diferentes, que aqueles menos ligados ao mundo informático podem achar confusa tanta oferta para o mesmo fim.

Então, que dispositivo escolher na altura da compra? Tablet ou Portátil?

A resposta é extensa mas simples! Depende!

Antes de fazer a sua escolha deve pensar em certos factores como:

- Para que preciso deste equipamento, ou, quais são as minhas necessidades?
- Quanto quero gastar?
- A duração da bateria interessa?

Hoje em dia, com os tablets já é possivel efectuar muitas das tarefas que só eram possíveis em computadores portáteis. Mas isso não significa que o computador portatil se tenha tornado obsoleto. Ainda existem limitações no que toca à utilização de um tablet.

A maior diferença entre eles é o teclado físico. Escrever documentos extensos pode tornar-se maçudo num tablet. Contudo, já é possivel utilizar teclados completos num tablet. Por Bluetooth ou USB.



Os tablets não conseguem competir com os portáteis em armazenamento. 
Apesar de cada vez mais estes equipamentos trazerem mais espaço em disco, ainda estão muito longe dos seus concorrentes. Por norma, um portátil traz consigo 10x mais de espaço em disco que um tablet. 
Com a utilização de um tablet terá que escolher meticulosamente os vídeos,músicas,imagens pretende armazenar. 

Muitas vezes os tablets podem "flipar" com algumas páginas web já que estas foram desenvolvidas para serem visualizadas noutro tipo de ecrãs e sem a utilização do dedo como substituto do rato, que por vezes, pode tornar a sua utilização um pouco "enervante".
Caso a página em questão tenha elementos flash, também vai ter problemas em abri-las correctamente, caso seja android, e completamente impossível caso seja iOS (iPad), pois não aceita flash.

A impressão de documentos também é muito mais fácil em computadores portateis, já que para os sistemas operativos existentes existe um enorme leque de software de impressão e drivers. Em tablets não é impossível fazê-lo mas é muito mais difícil e muito menos versátil.

Contudo, os portáteis perdem a guerra no que toca à duração da bateria. A bateria dos tablets tem uma duração muito maior que a de um portátil.

Enquanto que um portatil é demasiado grande e pesado para levar de viagem, um tablet é muito leve, e por vezes, muito fino. O que permite que seja transportado com mais facilidade. 
Também é uma óptima forma de entretenimento quando uma determinada viagem está a ser no mínimo entediante. 

Para finalizar, penso que os tablets servem de complemento a um portátil. Cada um tem os seus prós e os seus contras. 

Nos dias que correm, os fabricantes investem cada vez mais em soluções em que esta questão de "um ou outro?" despareça por completo. Penso que o futuro passa pelo desenvolvimento de Portatéis/Tablets. Ou seja,equipamentos que possam assumir as duas funções.

No mercado já existem algumas soluções que provam que o futuro passará por aí:




Portanto poderemos no futuro assistir a uma fusão entre eles. Fazendo com que esta questão desapareça por completo.


João Mano - Web Developer

Sem comentários:

Enviar um comentário