quinta-feira, 24 de julho de 2014


O papel do Design no “negócio”

by: Beatriz Duval


No ramo da Comunicação, o Design é um dos pilares que sustenta todo o edifício. Hoje em dia, o grande desafio dos profissionais de Design é, não só chamar a atenção das pessoas, mas retê-la. 

Numa era em que o mundo está saturado de informação publicitária, a inovação é cada vez mais importante. Todos os dias cresce o número de empresas que entra no mercado oferecendo produtos e serviços. A forma destas se mostrarem é publicitar. Por sua vez, e para não serem preteridas, as que já existem anunciam também. 
E assim, somos sujeitos diariamente a um excessivo número de comunicações por várias vias, o que produz o efeito oposto: a rejeição. 
Quando recebemos centenas de newsletters diariamente, a tendência é encaminha-las para o lixo sem sequer abrir. Quando encontramos a caixa de correio recheada de flyers e cartões, vão de imediato para ao caixote da reciclagem (pelo menos lá em casa é assim). 

No meio disto tudo, o papel do Designer não é comunicar bem, mas comunicar melhor.


O Designer é um aliado estratégico importante nas empresas, uma vez que é capaz de transmitir um conceito, ideia ou estilo de vida com apenas imagens, e as imagens captam rapidamente o foco do consumidor transmitindo muita informação a uma grande velocidade.

Apesar do papel do Designer estar hoje facilitado pelos recursos informáticos que existem à sua disposição, existe um outro facilitador do seu trabalho: O Marketing. Quando fiz a minha formação em Design de comunicação, todo o trabalho de uma campanha recaía sobre o Designer.  Hoje, o Designer e o Marketeer são aliados e devem trabalhar em conjunto. Existe todo um trabalho de pesquisa e análise por trás de um Logótipo, de um Cartáz, ou de uma Campanha inteira que funciona bem. As novas tecnologias ajudam, mas seria um erro de perspectiva atribuir-lhes o mérito todo. As tecnologias estão ao serviço do Design e não o contrário.  

Com a exigência do mercado atual, investir no Design é uma boa opção. Por vezes, um fator decisivo para a credibilidade de uma Empresa, num mundo cada vez mais globalizado. 
Uma marca bem projetada, mais cedo ou mais tarde trará retorno. 



Beatriz Duval
Designer de Comunicação
h2.3 webmarketing