terça-feira, 14 de outubro de 2014


Compras Online

Como homens e mulheres diferem no seu comportamento
Se investirmos algum do nosso tempo a estudar os hábitos comportamentais dos nossos clientes relativamente às compras que fazem, um dos aspetos mais relevantes,  é a diferença de comportamento entre homem e mulher. 

As compras online merecem também um olhar atento para estes aspetos, pois mesmo no que diz respeito à interação nas redes sociais, enquanto no Facebook cerca de 40 % das pessoas que interagem connosco são do sexo masculino, no Twitter esta percentagem sobe para os 70 %.
Ora estas diferenças de comportamento, afectam determinantemente a forma como devemos postar em cada uma destas redes.
Se analisarmos estas diferenças entre homens e mulheres quanto se trata de pesquisar produtos, fazer compras online e compartilhar descobertas com outras pessoas, verificamos:
Os homens são mais aptos a:
·         Ler com pormenor as descrições dos produtos
·         Pesquisar nas redes sociais e comparar com produtos semelhantes
·         Entrar em anúncios nos motores de busca
·         Usar navegação filtrada
·         Procurar por itens e por tipo de produto, em vez da marca

As mulheres são mais aptas a:
·         Serem  influenciadas  por gráficos topo de gama
·         Assistir a vídeos ligados a itens de vestuário
·         Navegar em produtos similares
·         Interagir com e-mail marketing
·         Conversar on-line com lojas reps
·         Resgatar cupons e aproveitar promoções
·         Procurar por itens de marca em vez de tipo
·         Comprar algo não completamente pesquisado se poder ser devolvido

Vi há dias um infográfico da MineWhat que ilustra estas diferenças e aponta para padrões interessantes  no que diz respeito às respostas que o marketing pode dar a estas diferenças de comportamento.


Encontrar um equilíbrio que satisfaça pode ser um pouco complicado, mas a incorporação de componentes-chave, interacção online e conteúdos detalhados, podem ajudar.
                                                                                       

                           FORMAÇÃO MARKETING       João Maia  H2.3 - Web Marketing